Casa da Enceredaira

Apresentação do Setor Profissional de Higiene e Limpeza
SERVIÇO DE HIGIENE LIMPEZA PROFISSIONAL

APRESENTAÇÃO do Setor no Brasil:

O Setor de Limpeza gera 1,8 milhões de postos de trabalho direto e é, o 3º (terceiro) maior contribuinte do INSS, assim como, um dos Setores que mais gera emprego no Brasil.

Está organizado com a seguinte estrutura:

ABRALIMP – Associação Brasileira do Mercado Institucional de Limpeza, que abrange os Fabricantes, Distribuidores, Prestadores de Serviços Representantes e Usuários Finais do setor de Higiene e Limpeza. A ABRALIMP, organiza a  HIGIEXPO e o HIGICON, Feira e o Congresso Internacional do Setor que é realizado anualmente em São Paulo, publica ainda, uma revista trimestral chamada HIGIPRES de circulação nacional, trazendo informativos com matérias sobre o setor.

FEBRAC: Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviço de Limpeza e Conservação, organiza a ENEAC, que e o encontro Nacional das Empresas de Asseio e Conservação, de dois em dois anos, a próxima será em agosto de 2006 na cidade do Rio de Janeiro. E ainda, publica uma revista trimestral de circulação nacional com informações e matérias sobre a economia e desafios para as empresas, chamada LIMPEZA PLUS.

SIACs-Regionais: Sindicatos Patronais das Empresas Prestadoras de Serviços.

SEEACEs Regionais: Sindicatos dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação.

SESC: Serviço Social do Comércio. Entidade assistencial que toda Empresa de Conservação e Limpeza contribui mensalmente. Disponibiliza aos empregados do setor, serviços médicos, odontológicos, etc.

Representação Política: O Setor Profissional de Limpeza, deveria ter representatividade política, uma vez que somos em grande número e tão importantes para geração de emprego e para economia do Brasil.

Portanto, deveríamos viabilizar a representatividade política com Vereadores, Deputados Estaduais e Federais para defender os interesses do nosso Setor nas esferas Municipais, Estaduais e Federal.

Haroldo Falcão
Manaus - AM.