Casa da Enceredaira

Sugestão, Ministério das Micros e Pequenas Empresas

Projeto de apoio para maximizar oportunidades ao Empreendedorismo no Brasil

A idéia não visa o corporativismo, a reserva de mercado ou a reserva de categoria profissional.

Depois de receber em anexo, Briefing da FEIRA DO EMPREENDEDOR de Tocantins e observarmos o planejamento pró-ativo da proposta e o apoio que o SEBRAE-TO conseguiu do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal, do SEBRAE Nacional, do Banco do Brasil e do Banco da Amazônia para organizar esse evento só para os Empreendedores (as Micros e Pequenas Empresas) e para os Visitantes (pontencias Investidores) dessa mesma região, ficamos imaginando:

- Será que o SEBRAE-TO, assim como, os outros SEBRAEs em todo o Brasil com o apoio do Ministério das Micros e Pequenas Empresas, do Programa Economia Solidária, dos SEBRAEs Regionais, do SEBRAE Nacional, do Governo Federal, dos Governos Estaduais, dos Governos Municipais, do Ministério do Trabalho, do PAC e de Instituições como o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e BNDS, não poderiam conseguir um convênio com as Companhias Aéreas (TAM e GOL) e da Rede ACCOR de Hotéis e de outras do gênero por exemplo para os Empreendedores (as Micros e Pequenas Empresas) como expositores e para os Investidores (os Visitantes) das outras regiões viabilizarem as suas participações nesses Eventos!!!

Baseando-se nesses fatos, tivemos a seguinte idéia: As FEIRAs DO EMPREENDEDOR do SEBRAE em todas as regiões, poderiam transforma-se em um Evento Regional com a participação de Expositores e Visitantes dos outros Estados (seria uma verdadeira festa), com o SEBRAE local, organizador do Evento, reservando em torno de 50% dos estandes para os Expositores selecionados das outras regiões e fazendo a divulgação desse Evento via SEBRAE Nacional e SEBRAEs regionais em todo o País para atrair os candidatos a Expositores (as Micros e Pequenas Empresas) das outras regiões que seriam selecionados para participarem do Evento dessa região, assim como, para atrair também, os Visitantes (no caso, os Investidores de todo o País).

Escolha e Convite:

Os SEBRAEs de todas as regiões do Brasil que realizarem a FEIRA DO EMPREENDEDOR receberiam as inscrições dos pré-candidatos a Expositores enviados pelos SEBRAEs de todas as regiões do País, assim como, pela Internete ,e , selecionaria os Empreendedores que iriam receber o convite para participarem do seu Evento.

Vamos analisar: Em tempo de crise ou não, quando a pessoa é demitida do seu emprego em todo o Brasil e recebe a sua indenização ou consegue de alguma forma recursos de 20, 30, 50 ou 100 Mil Reais, etc., na maioria das vezes, não sabe como ficará a sua colocação no mercado de trabalho e por falta de informação ou falta de oportunidade, fica sem saber como buscar o apoio necessário para empregar os seus recursos em outra atividade profissional ou montar o seu próprio negócio, assim como, existe também, muitos Empreendedores em todo o País que planejam trocar de atividade profissional, diversificar ou ampliar os seus negócios e não tem onde buscar informações e o apoio necessário, assim como, as muitas idéias Empreendedoras dos mais variados seguimentos em todo País que não vão adiante por falta de oportunidades.

"O BRASIL descobrindo o BRASIL Empreendedor"

O Boticário é um exemplo de Empeendedorismo bem sucedido no Brasil.

Com o seu crescimento em nível Nacional, o Boticário vem gerando emprego e riqueza em nosso País.

Já imaginaram??? Mais ou menos uma 120 empresas de novos Empreendedores de diferentes regiões do Brasil com o apoio do SEBRAE chegarem ao mesmo nível ou pelo menos a 1/3 do que chegou o Boticário em nível Nacional e Internacional???

Em Manaus, o Fabricante dos Bombons Finos com sabores de frutas da Amazônia, gera emprego e renda na Europa e nos EUA, exportando para lá, mas..., não consegue fazer o mesmo, no Piaui, em Alagoas, em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Ceará, na Bahia, em Goiás, no Rio Grande do Sul, etc.

Temos também, a Fábrica de Sorvetes Glacial com sabores de Frutas da Amazônia, que supera em vendas as multinacionais Nestlê e Kibom em Manaus.

A AMAZON EVAS, é fabricante de produtos Farmaceuticos Naturais com Ervas da Amazônia e está na linha de frete em vendas em todas as Drogarias e Farmácias em Manaus.

Como seria a aceitação do nosso Guaraná da Amazônia em forma de refrigerante nas outras regiões principalmente no Sul e Sudeste.

Imaginem só..., correm rumores, que o Cupuaçú, uma fruta típica da nossa região, foi patentiada pelos Japones.A nossa CASA DA ENCERADEIRA, é uma proposta de Franquia inédita para o Mercado Institucional de Limpeza no Brasil.
Nós éramos Representantes em Manaus, da TOMKI IND. E COM. LTDA, fabricante de Equipamentos para Limpeza no Rio Grande do Sul, e, após (04) anos participando de Feiras e Congressos do Setor em São Paulo, empreendemos como Empresários através da CASA DA ENCERADEIRA há (06) seis anos, geramos emprego e renda em nossa região, agora..., o nosso grande desafio, será conseguirmos Parceiros Comerciais (Franqueados) que poderiam gerar emprego e renda em outras regiões do Brasil com a comodidade e as facilidades oferecidas através da nossa proposta.

Será que daria para nós imaginarmos o que poderia surgir de uma região para outra em termos de oportunidade de negócios para gerar emprego e renda, se nos basearmos na diversidade de riquezas naturais e na capacidade criativa dos Empreendedores de um País com as dimensões continentais como o Brasil.

Portanto, seria o SEBRAE apoiando o Empreendedorismo e maximizado oportunidades, facilitando o contato dos Investidores com os Empreendedores de diferentes regiões e com isso, viabilizaria novas oportunidades de negócios (Parcerias Comerciais), formando um importante intercâmbio comercial entre os Investidores e os Empreendedores de todas as regiões do Brasil.ÂÂ

Haroldo Falcão
Manaus - AM.